terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dança Afro (aula de Afro Contemporâneo - 27/07/2010)

Nessa última 3ªfeira tive que substitui,r num congresso de grande porte, uma professora de dança insubstituível, a pra.Simone Soares (São Paulo-SP) em duas aulas dela, no caso desse dia, a de Afro.
Desenvolvo a dança afro desde 2005 quando fui para o Festival Rhema (na época ainda Evangelizando com Arte) e fiz a oficina com duração de 4 dias com o Sandro Junio da Cia Rhema (www.festivalrhema.com.br). Simplismente amei a Dança Afro.
Mas o que é a Dança Afro?!
Desde criança sempre me chamou a atenção o barulho dos instrumentos da candomblé, mas como sou cristã (não gosto de dizer evangélica, mas é dessa linha de cristianismo que sou) sempre achei que era pecado misturar Jesus com politeísmo.
Quando descobri a possibilidade de adorar a Jesus com outros ritmos que eram completamente diferentes do que estavamos acostumados, eu pirei!
Fui pesquisar, conversei, procurei e achei até músicas completamente cristãs com batidas do atabaque, bongô, etc e descobri que a dança afro não é como dizem por ai  que a dança afro é quase na sua totalidade ligada á manifestações espirituais de entidades.
 A dança afro é ligada sim á religiões africanas, mas essa dança, na sua essência, é do povo africano. As gingas, os giros, as torções de colunas e joelhos fleccionados são oriundos de um povo completamente único! Não tem mistura ocidental e nem oriental.
Então comecei a entender melhor quando conheci histórias e vídeos e até relatos pessoais de africanos sobre suas danças e culturas e até hoje venho descobrindo que independente de orixás, a Dança Afro é simplesmente dança: expressiva e cultural.
Claro que existem muitos pesquisadores que afirmam até mesmo por experiências corporais que a dança Afro é oriunda de ritos tribais e culturais de seu povo, o que os levam a crer que a Dança Afro foi criada em ritos do candomblé. Mas não é só isso.
Se a Dança Afro fosse só de uma linha da religião afro (como aprendemos sobre entidades caboclas) então todo um continente seria se uma só religião?! 
Desprovida de religião, embora em muito a África está ligada fortemente á ancestrais, é uma manifestação de alegria, tristeza e cultura de povos negros. Ponto.
Conversei algumas vezes com um amigo meu africano de Gana, Solomon, e ele mesmo nos disse quando fomos conversar sobre a Dança Afro que a dança é muito cultural sim, mas que nem sempre é ligada a rituais religiosos, mas como manifestação de júbilo. E há tantos séculos essa dança já vem com sua prática, que até hoje, mesmo em cultos cristãos, os africanos dançam e gritam livremente em Nome de Jesus Cristo, o próprio Deus em carne.
E agora?! Deus se contradiz? A Bíblia é ambígua e confusa? Não. Deus é o mesmo desde antes da fundação do mundo e O será até o fim.Amém.
Mas a complexidade disso tudo é que Deus é diferente do homem, Deus não vê com olhos humanos, mas vê o coração. Não são somente obras, mas o coração.

"...porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." I Samuel 16.7


Deus disse isso á Samuel quando estava escolhendo um rei para Israel. Ou seja, em uma questão completamente cultural (judaísmo), Deus estava levantando um rei que era diferente de todos os conceitos culturais da época, e mais adiante louva á Deus com danças, mas com tanta intensidade que o tacharam de ridículo.
Pelo visto não só o povo africano tem baixa moral com tanta religiosidade, mas um dos maiores reis que já existiram na face da terra, Davi.









"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."  Isaías 55.8-9
Eu danço afro, creio piamente na restauração no Senhor de cada movimento, porque Deus fez o homem, a mulher e os animais, tudo o que é Dele, volta pra Ele.


Aberto para discussões sobre o assunto: 

11 comentários:

  1. Oi.....

    Amei o assunto sobre dança afro... sei q sou "suspeita", amo dança afro e creio tbm q é a manifestação cultural daquele povo, que tem jeito diferente do nosso, mas muito especial de louvar a Deus!!!

    bjusss
    parabéns pela aboradagem

    ResponderExcluir
  2. Que bom Andressa! Fico feliz que mais pessoas tem entendido que a arte não é o fim, mas o meio de adorar a JESUS.
    Fica por aqui que por esses dias estarei postando mais coisas sobre Dança (a proxima postagem é sobre DANÇA MODERNA)
    Paz
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oii amada!! Adorei essa postagem!! Eu sou de Salvador-BA e aki na minha cidade essa dança é vista como do inimigo, porém a minha opnião é completamente diferente. Pois aprendi quando tomei aulas de dança afro em um congresso evangelico que todas as artes devem ser oferecidas ao Senhor, pois o diabo roubou as artes e tomou posse. A dança afro é linda e adorar ao Senhor com o coração puro e quebrando através dessa dança com certeza alegrar o nosso Deus! Concordo com vc e sua abordagem! Deus a abençoe. Bjaum

    ResponderExcluir
  4. Kellunha, você tem q crer no que Deus te falou, mas nunca vá contra a direção da sua igreja,mas va no Espirito. Mas o Afro, principalmente na Bahia, é uma arma poderosa do Senhor pra ganhar e libertar vidas! coreografias com significa claro mas com letras e ritmos cristaos! vai fundo! TUDO oq vc precisar pode contar comigo..tenho louvores e estudos sobre dança afro.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. vanessa se vc tiver mais informações eu gostaria de fazer contato pois quero fazer um artigo universitário que mostra a diferença da dança afro cultura e não como religião até mesmo o que posso ensinar da cultura africana como cristã por exemplo,o jongo como cultura ou o rítmo e não como uma invocção religiosa.fique na paz de cristo!!!

    ResponderExcluir
  6. Oii amada!! Desculpa a demoraa é ki atualizei meu blog ontem aew lembrei de passar por aki..rsrs... Entaum eu qro0 sim os louvores e estudos sobre dança afro, pois estou mto0 intereçada.. olha se preferir vamos manter contato no msn pode me add: kellyhtona_6@hotmail.com Fica com Deus!! Bj0

    ResponderExcluir
  7. Paz amada,me chamo Michelle sou levita e professora de dança recentemente Deus abriu uma porta para trabalhar com pessoas com deficiência, no projeto onde trabalho necessito ensinar os ritmos africanos e ameríndios,mas como sou consagrada ao Rei dos Reis não quero me curvar ante outros deuses embora respeite as outras culturas meu corpo é templo do Espirito Santo e sou responsável pelas vidas que são trabalhadas por mim por favor me ajude me enviando aquilo que vc conseguiu acredito que tudo louva ao Senhor e quero fazer isso em louvor a Ele!Só vc pode me ajudar este é o meu email michelledarcbelfort@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Shalom Kelly! O Pai esta restaurando a adoração dos filhos, durante anos Roma roubou a real identidade dos verdadeiros hebreus que são negros. Pois o nosso Messias Yahushua é negro. em Rev. a Palavra relata que seus cabelos são brancos como lã...
    e muitas outras confirmações na historia e na Palavra. A dança no meio dos filhos precisa ser restaurada! Quero contato com vcs. aguardo

    ResponderExcluir
  9. ola sou rosany quero entrar em contato com homens afros que queira um relacionamento serio que seja bem simpatico educado trabalhador que tenha tempo pra mim amante namorado amigo companheiro ,que ame ao criador sobre todas as coisas e amim tambem que seje fiel meu contato rosany.rm@hotmail.com somente interessados que tenham idade 48 a 53 anos ok

    ResponderExcluir
  10. graça e paz pastora meu no é Gil custodio sou baiano e sou da igreja 1 batista gostaria de saber se a irma faz oficinas em outro estado? seria na mesma igreja por favor entre em contato comigo pelo meu email: imperialcerimonialeeventos@outlook.com

    ResponderExcluir
  11. amei a matéria,sou apaixonada pela dança afro...acho os movimentos perfeitos a expressão corporal surreal..

    ResponderExcluir