segunda-feira, 20 de junho de 2011

O que move a sua dança (parte 2)

Dando continuidade ao assunto abordado anteriormente, sobre a razão expressiva e verdadeira da nossa dança, concluo com o relato da nossa participação da mostra de Dança O QUE MOVE A TUA DANÇA?, que aconteceu nos dias 14 e 15 de maio de 2011 na cidade de São Leopoldo/RS.


Na verdade, a questão que aborda sobre a verdadeira dança vai muito além de passos, ensaios técnicos e exaustivos...vai além de anos de trabalho e de apresentações artísticas em diversas mostras, festivais e seminários...além de uma frase que tente definir a verdadeira dança. Está na essência do ser humano...na essência da sua criação.
O ser humano foi criado para um propósito além de "viver e se deixar viver". Fomos criados com o intuito de reconhecermos nossa verdadeira vocação para que não sejamos como meninos levados por todo vento de doutrinas (informações vulgo educativas), mas para sermos seres uníssonos com nosso próprio interior (corpo-alma-espírito).
Mas o que tudo isso quer dizer e tem a ver com a minha dança? Se eu simplesmente exercito meu corpo, tento emagrecer através de intermináveis aulas, ensaios e apresentações, se no final do ano eu simplesmente abandono uma sapatilha no armário e tiro "férias" da dança, de que valeu todo o meu esforço?
Li uma frase da intrigante e curiosa Martha Graham "o corpo diz o que as palavras não podem dizer". Fiquei intrigada e curiosa, acredito que da mesma forma que boa parte das pessoas que dançam ficam. Mas fui além.
O que é dizer com o corpo? Será um simples grand battement me diria algo?! Talvez. 
Muitas pessoas acham que isso é o fim na dança. O máximo que o seu corpo chegar em resistência e elasticidade é o fim. Pronto. Agora você se tornou o melhor dançarino!
Mas e os gestos singelos que relevam uma simplicidade rica em sentimentos e verdades? E a expressão facial que diferencia de sofrimento, indiferença e alegria? E a coluna tão esquecida em seus cambres?
Afinal, o que move a sua dança?!?




No final da apresentação na mostra de dança em São Leo/RS, houve um debate sobre o tema O QUE MOVE A TUA DANÇA? e chegamos a conclusão nenhuma...pois o que move uma dança está além desse corpo físico...vem do alto, vem de quem o criou. Coisa que a criatura não pode concluir...só teorizar.




Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. I Coríntios 6.20