quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Oficina de Repertório e Técnica de Martha Graham (PORTO ALEGRE/RS) e Dança Moderna

    Nos dias 09/08 á 11/09 foi realizado na cidade de Porto Alegre/RS uma oficina de Técnica e Repertório de Martha Graham pela UFRGS (http://www.difusaocultural.ufrgs.br/).
    Dois grandes nomes da Dança Moderno no Brasil e no Mundo, Andrea Raw Iracema (que deu a oficina para nível iniciante) e pelo primeiro dancer da Martha Graham Dance Company, Tadej Brdnik (oficina de Avançado).
    Eu fiz a de Iniciante, porque qualquer pessoa com um entendimento do que realmente é a Dança Moderna, entenderia que o nível avançado é para quem já trabalha ou trabalhou com a Dança Moderna extensivamente, não só um contato, senão não consegue entender profundamente as raízes do movimento.
    Muito foi falado do porque da Dança Moderna em Martha Graham, mas para entender o mínimo possível é realmente necessário conhecer a história do Moderno, Pós-Moderno e principalmente, a de Martha Graham.
    Martha Graham não foi a primeira pessoa a dançar a dança moderna, até porque ela não gostava muito desse termo, pois achava meio enrigessido. Começou um pouco "tarde" para os padrões de dança e até mesmo um pouco desacreditada, mas sua primeira influência foi vendo uma apresentação de Ruth St.Denis e decidiu que seria a Dança que ela seguiria por toda a sua vida. 
Seus familiares eram presbiterianos (cristãos protestantes) e queriam que ela seguisse qualquer outra profissão, menos dança. Mas ela segui em frente.
    Foi estudar na Denishawn Dance School com Ted Shawn e Ruth. Nessa escola se estudava muito as danças orientais (egípcias, gregas, etc), mesmo não tendo lá muito conhecimento técnico, mas muito mais por fotos e figuras antigas, que tanto os Shawns, Isadora Duncan e Loie Fuller, que vieram antes de Martha e que através destes, ela começou sua pesquisa, indo posteriormente á Nova York continuar suas pesquisas e estudos sobre dança.
    Lá começou a vida mais propriamente dita, particular (se é que isso foi possível á ela) em relação á dança. Em 1926, Graham publicou seu primeiro trabalho em palco, e de lá não parou mais.
    Não gostava muito do clássico, embora não nega suas vertentes. Não somente Graham, mas outros bailarinos vieram na mesma época que ela, antes ou até mesmo bailarinos dela, que não por rixas, mas por multiplicação, digamos assim, seguiram essa mesma vertente e/ou influênciaram, e muito, muitas gerações, como Merce Cunnigham, Pina Bausch (essa é da linha da dança-teatro), Ted Shawn, Paul Taylor, Twyla Tharp, Mary Wigman, Hanya Holm, Rudolf Laban, etc (não em ordem de origem cronológica).
    
     Os artistas da dança moderna tem muito orgulho da sua história, tendo o pólo oposto do balé. Ballet é a história da organização, movimento simétrico, as tradições das cias, teatros, assim como indivíduos. Dança moderna, por outro lado, é quase totalmente a história das personalidades, bebidas espirituosas e corações de cada um dos bailarinos, que elaboram as suas próprias filosofias, e definir os seus próprios estilos. Estes estilos evoluem e são transmitidos aos estudantes que, em seguida, romper a criar algo novo e tão pessoal.


    Mas a dança moderna não é verdadeira quando se diz q nega o clássico, embora boa parte daquele época fosse contra a rigidez de consciencia quanto corpo que a dança clássica forneceu durante tantos séculos, muito menos para agradar á burguesia.
    A dança moderno se caracteriza por movimentos consciêntes, rígidos e com muito contato no chão, no parceiro (relacionamento) de dança, espaço e o uso do tronco, que a dança clássica não permite certas torções na sua maioria. Pelo contrário do que muitos pensam, a dança moderna não é somente uma técnica com repertório somente para esse tipo de dança, mas serve sim para todos os tipos de dança. A dança moderna não quer retratar situações do passado, mas situações que vivem o presente, conflitos, guerras, emoções, etc. 
    Da dança moderna, o próximo seguimento foi a dança pós-moderna (um tanto mais gritante em relação á suas linguagens e expressões que talvez causasse uma surpresa em alguns dos dançarinos da época do surgimento da dança moderna no início do século XX) e mais atualmente a dança contemporânea (não falaremos sobre esta agora). 
    Nenhuma técnica é suficiente em si, nem o ballet clássico, nem o moderno, nem o contemporâneo.
    Segundo Klauss Vianna, a dança serve como "segunda natureza" da dança, para me servir de vocabulário. Quanto mais eu tenho conhecimentos técnicos em gerais, mais eu tenho vocabulário para transmitir a mensagem que o meu corpo quer.
    Do que adianta uma bela perna alta numa composição coreográfica, se ela não tem significado para mim e/ou para o público? 
Técnica não é o fim, mas o meio.
    Segundo a fenomenologia, em Mearleau Ponty (1994) em seu livro Fenomenologia da Percepção e no site do iDanca (http://idanca.net), ele afirma que o corpo é nosso ponto de vista sobre o mundo. O corpo fala, existe uma linguagem não-verbal.
    Se o corpo fala, pra que então tanta dança subliminar que não tem sentido nenhum, somente exibicionismos?




Pronto. Terminei a aula ontem com a mente cheia de idéias e pronta para viver mais sobre a dança. 
É impressionante e chega a ser um pouco engraçado quando começo a me questionar (o que tem acontecido com tanta frequência sobre o que faço e quem eu sou) sobre os porquês da dança e percebo que quanto mais eu faço mais "viciada" eu fico.
Por quê? Porque a própria dança, quando não vivênciada puramente por exibicionismos, palcos e troféus, mas pela filosofia e questionamentos sobre o mundo e quem nós somos, a dança nos favorece. Não é demagogia quando falam que a dança nos tornam pessoas melhores (toda regra tem excessão)! Refletimos sobre o mundo! Como não vamos nos tornar pessoas mais sensíveis e prontas para tentar responder (ou lançar dúvidas) na cultura em que estamos inseridas!?


Fica a instigação...QUEM VOCÊ É E POR QUE VOCÊ FAZ?








REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: http://idanca.net
http://www.dicasdedanca.com.br

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dança Afro (aula de Afro Contemporâneo - 27/07/2010)

Nessa última 3ªfeira tive que substitui,r num congresso de grande porte, uma professora de dança insubstituível, a pra.Simone Soares (São Paulo-SP) em duas aulas dela, no caso desse dia, a de Afro.
Desenvolvo a dança afro desde 2005 quando fui para o Festival Rhema (na época ainda Evangelizando com Arte) e fiz a oficina com duração de 4 dias com o Sandro Junio da Cia Rhema (www.festivalrhema.com.br). Simplismente amei a Dança Afro.
Mas o que é a Dança Afro?!
Desde criança sempre me chamou a atenção o barulho dos instrumentos da candomblé, mas como sou cristã (não gosto de dizer evangélica, mas é dessa linha de cristianismo que sou) sempre achei que era pecado misturar Jesus com politeísmo.
Quando descobri a possibilidade de adorar a Jesus com outros ritmos que eram completamente diferentes do que estavamos acostumados, eu pirei!
Fui pesquisar, conversei, procurei e achei até músicas completamente cristãs com batidas do atabaque, bongô, etc e descobri que a dança afro não é como dizem por ai  que a dança afro é quase na sua totalidade ligada á manifestações espirituais de entidades.
 A dança afro é ligada sim á religiões africanas, mas essa dança, na sua essência, é do povo africano. As gingas, os giros, as torções de colunas e joelhos fleccionados são oriundos de um povo completamente único! Não tem mistura ocidental e nem oriental.
Então comecei a entender melhor quando conheci histórias e vídeos e até relatos pessoais de africanos sobre suas danças e culturas e até hoje venho descobrindo que independente de orixás, a Dança Afro é simplesmente dança: expressiva e cultural.
Claro que existem muitos pesquisadores que afirmam até mesmo por experiências corporais que a dança Afro é oriunda de ritos tribais e culturais de seu povo, o que os levam a crer que a Dança Afro foi criada em ritos do candomblé. Mas não é só isso.
Se a Dança Afro fosse só de uma linha da religião afro (como aprendemos sobre entidades caboclas) então todo um continente seria se uma só religião?! 
Desprovida de religião, embora em muito a África está ligada fortemente á ancestrais, é uma manifestação de alegria, tristeza e cultura de povos negros. Ponto.
Conversei algumas vezes com um amigo meu africano de Gana, Solomon, e ele mesmo nos disse quando fomos conversar sobre a Dança Afro que a dança é muito cultural sim, mas que nem sempre é ligada a rituais religiosos, mas como manifestação de júbilo. E há tantos séculos essa dança já vem com sua prática, que até hoje, mesmo em cultos cristãos, os africanos dançam e gritam livremente em Nome de Jesus Cristo, o próprio Deus em carne.
E agora?! Deus se contradiz? A Bíblia é ambígua e confusa? Não. Deus é o mesmo desde antes da fundação do mundo e O será até o fim.Amém.
Mas a complexidade disso tudo é que Deus é diferente do homem, Deus não vê com olhos humanos, mas vê o coração. Não são somente obras, mas o coração.

"...porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração." I Samuel 16.7


Deus disse isso á Samuel quando estava escolhendo um rei para Israel. Ou seja, em uma questão completamente cultural (judaísmo), Deus estava levantando um rei que era diferente de todos os conceitos culturais da época, e mais adiante louva á Deus com danças, mas com tanta intensidade que o tacharam de ridículo.
Pelo visto não só o povo africano tem baixa moral com tanta religiosidade, mas um dos maiores reis que já existiram na face da terra, Davi.









"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."  Isaías 55.8-9
Eu danço afro, creio piamente na restauração no Senhor de cada movimento, porque Deus fez o homem, a mulher e os animais, tudo o que é Dele, volta pra Ele.


Aberto para discussões sobre o assunto: 

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

NOTA IMPORTANTE!

A PARTIR DESSA SEMANA, SERÃO ACRESCENTADAS POSTAGENS SOBRE DANÇA, EDUCAÇÃO, CRENÇAS E CULTURAS.
AGUARDEM...

vanessavoskelis@gmail.com